clinica-veterinaria-florianopolis-24-horas-cao-com-dia-de-abracar-o-gato
Qual é o Dia do Gato?

Existem muitas datas, nacionais, locais e mundiais, que comemoram de alguma forma os gatos.

No Brasil ainda não existe um Dia do Gato oficial.

Isso gera alguma confusão na hora de celebrar a data. Afinal, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), existem aproximadamente 22,1 milhões de gatos nas casas do país.

Confira as datas dedicadas aos gatos ao redor do mundo:

Dia Mundial do Gato | 17 de fevereiro (na Europa)

Esta data foi criada por uma instituição italiana, com o objetivo de ajudar a promover uma campanha contra os maus tratos contra os gatos.

A ideia se espalhou por todo mundo. Diversas ONG’s e instituições de apoio aos animais, aproveitam esta data para promover a adoção de gatos abandonados, que é outra meta essencial.

Dia Internacional do Gato | 20 de Fevereiro

A comemoração nasceu de uma iniciativa dos seguidores de um gato “presidencial”, o Socks, o animal de estimação da filha de Bill Clinton, que conviveu com a sua família durante todo o tempo em que viveram na Casa Branca. Tornou-se numa estrela midiática de tal forma que o próprio presidente pediu aos fotógrafos para que deixassem de assediá-lo.

Ainda assim, este gato continuou a ter muitos seguidores que, depois de saberem que ele morrera a 20 de fevereiro devido a um cancro, decidiram prestar-lhe uma homenagem todos os anos, a partir de 2001, declarando essa data como o Dia Internacional do Gato.

 

Dia de Abraçar Seu Gato | 4 de junho

Ninguém sabe ao certo onde foi inventada, mas a data foi destinada para demonstrarmos afeto aos nossos gatos. Se você ainda não comemora esta data, aproveite para abraçar o seu bichinho dando um abraço.

Não confundir esta data Dia Abraçar Alguém, que é comemorada em 4 de junho.

Dia Internacional do Gato | 8 de agosto.

Nesta data, criada em 2002 por iniciativa da International Fund for Animal Welfare, o objetivo também é debater e conscientizar os donos como cuidar corretamente dos seus gatos.

Foi celebrado pela primeira vez em 2002, em conjunto com outras organizações que lutam pelos direitos dos animais.

 

Dia da Conscientização Sobre o Gato Preto | 27 de outubro

A organização americana Cats Protection criou a data para ser o dia da conscientização sobre o gato preto.
O objetivo desse dia é divulgar o máximo possível de informação e mostrar pro mundo que os gatos pretos têm tanto valor quanto qualquer outro.

Como se já não bastasse o preconceito, os gatos pretos também sofrem especialmente no mês de outubro, pois acabam sendo usados em rituais de magia negra por causa do dia das Bruxas.

Por isso, existe uma campanha mundial que alerta ONGs e protetores a não doarem animais pretos nos dias que antecedem o Halloween, e também próximo a sexta-feiras 13, quando também é comum a prática de rituais com animais.

Aqui no Brasil, o Senador José Agripino Maia (DEM-RN), líder do Democrata no Congresso, que tem 7 gatos pretos em casa, criou um projeto de lei que pretende acabar com o preconceito social com os gatos pretos.

Dia Nacional do Gato | 29 de outubro, nos Estados Unidos

Iniciativa de Colleen Paige, uma especialista em animais de estimação, que o criou para promover o bem-estar animal.

 

 

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

CAO.COM

A Cão.Com é uma Clínica e Hospital Veterinário para cães e gatos com uma Equipe multidisciplinar de mais de 30 Colaboradores. Contamos com uma estrutura completa para atendimento de emergências e procedimentos de alta complexidade, atendendo presencialmente 24 horas todos os dias do ano em nosso Hospital Veterinário no bairro Santa Mônica, em Florianópolis.
Conheça também as nossas Pet Shops e o serviço de Banho e Tosa em nossas duas unidades: na Av. Madre Benvenuta, no bairro Santa Mônica, e na Travessa Stodieck, no Centro de Florianópolis.

Deixe um comentário