Páscoa de cachorro é sem chocolate

Cães não devem comer chocolate em nenhuma circunstância.

A proximidade da Páscoa acende um alerta em relação ao tema, pois é exatamente nessa época do ano que os casos de intoxicação por chocolate aumentam consideravelmente aqui na Cão.Com.

O cacau, principal substância que compõe o chocolate, possui alta quantidade de teobromina. A teobromina é uma das maiores causadoras de intoxicação nos cães.

Quanto mais puro o chocolate, mais quantidade de teobromina ele contém.

Chocolates amargos e meio-amargos são ainda mais perigosos. A popularização dos chocolates com maior teor de cacau também engrossa o número de casos de intoxicação.

Outro componente do chocolate, a metilxantina, é absorvida tanto no estômago quanto no intestino dos cães e, de lá, se espalha rapidamente por todo o organismo.

O primeiro sintoma perceptível nos cães após a ingestão de chocolate é a excitação: ele fica hiperativo.

Em seguida vem o aumento na produção de urina (provocado pelo relaxamento da bexiga), agitação cardíaca, tremores, ataques convulsivos, aumento da pressão arterial e insônia.

Dependendo do animal, esse quadro pode levar rapidamente à morte e, neste caso, as causas são arritmia cardíaca, hipertermia (febre) ou insuficiência respiratória.

Cães pequenos são intoxicados com mais frequência e ainda mais rápido em função do tamanho.

Cães idosos e com outros problemas pré-diagosticados também têm seu risco ampliado no caso de ingestão de chocolate.

Aproveite a Páscoa com o seu cão, mas mantenha ele bem longe do chocolate. E os chocolates longe do alcance dele!

Em caso de emergência, nossos veterinários estarão de plantão 24 horas na unidade da Av. Madre Benvenuta.

 

CAO.COM

A Cão.Com é uma Clínica e Hospital Veterinário para cães e gatos com uma Equipe multidisciplinar de mais de 30 Colaboradores. Contamos com uma estrutura completa para atendimento de emergências e procedimentos de alta complexidade, atendendo presencialmente 24 horas todos os dias do ano em nosso Hospital Veterinário no bairro Santa Mônica, em Florianópolis.
Conheça também as nossas Pet Shops e o serviço de Banho e Tosa em nossas duas unidades: na Av. Madre Benvenuta, no bairro Santa Mônica, e na Travessa Stodieck, no Centro de Florianópolis.

Deixe um comentário