Gripe Canina: vacine antes do frio chegar

Donos de animais de estimação devem antecipar para abril a vacinação, antes do início do inverno

A gripe costuma acometer cães e gatos mais no inverno. Este ano, a Cão.Com detectou um aumento no número de casos de gripe canina antes mesmo da chegada do frio.

O médico veterinário Luciano Granemann e Silva acredita que o aumento de casos pode ser decorrência da diminuição do número de vacinas aplicadas em 2016, um ano de orçamento familiar particularmente apertado.

A vacina contra a doença deve ser aplicada todos os anos em filhotes a partir de nove semanas de vida.

A revacinação deve ser feita anualmente, sempre entre os meses de março e abril.

“É necessário um tempo para o corpo produzir os anticorpos. Por isso o ideal é vacinar com uma certa antecedência para que, quando o frio chegar, o animal esteja protegido. Eles são muito sensíveis à transição do clima, sofrem com a baixa imunidade”, afirma Luciano.

É preciso ficar atento aos sintomas da doença:

  • Respiração acelerada
  • Olhos vermelhos
  • Falta de apetite
  • Perda de peso
  • Tosse seca
  • Letargia
  • Espirros
  • Febre

Se identificar qualquer desses sintomas em seu animal de estimação, procure imediatamente o médico veterinário de sua confiança.

A doença é altamente contagiosa, pois é transmitida por meio de vírus, que se propagam facilmente pelo ar através de tosses e espirro.Basta um breve contato com o infectado para pegar a doença. “Isto pode ocorrer num passeio na pracinha e até mesmo quando se vai fazer banho e tosa num local que não está atento a medidas de prevenção”, diz Luciano.

Nesta situação, evite o contato do seu pet com outros animais.

O principal sinal de que o animal foi infectado é a ocorrência de tosse seca, conhecida popularmente por “tosse de cachorro”. Segundo o veterinário, é comum os donos confundirem este sintoma com engasgamento. E é preciso ficar atento, pois se não for tratada a tempo, a enfermidade pode evoluir para uma infecção respiratória mais grave. “Por isso o conselho é levar o quanto antes o animal para vacinação, mesmo que ele já esteja gripado”, alerta.

SERVIÇO

O que: vacina contra gripe em cães e gatos na Clínica Veterinária e Hospital Cão.Com

Quando: até o final de abril

Quem pode tomar: animais acima de nove semanas de vida (devem tomar mesmo os que estejam com gripados)

Valor: R$ 80

Endereços:

Rua Madre Benvenuta,1.642, Santa Mônica. Fone: (48) 3234-2480

Travessa Stodieck, 52, Centro. Fone: (48) 3025-2203. 

 

Salvar

Salvar

Salvar

CAO.COM

A Cão.Com é uma Clínica e Hospital Veterinário para cães e gatos com uma Equipe multidisciplinar de mais de 30 Colaboradores. Contamos com uma estrutura completa para atendimento de emergências e procedimentos de alta complexidade, atendendo presencialmente 24 horas todos os dias do ano em nosso Hospital Veterinário no bairro Santa Mônica, em Florianópolis.
Conheça também as nossas Pet Shops e o serviço de Banho e Tosa em nossas duas unidades: na Av. Madre Benvenuta, no bairro Santa Mônica, e na Travessa Stodieck, no Centro de Florianópolis.

Deixe um comentário