Doenças neurológicas em animais

Assim como os seres humanos, os animais de estimação também sofrem de doenças neurológicas.

Com a crescente transformação da relação entre animais – que hoje fazem parte da família – e seus tutores, as especialidades médicas passaram a ser um campo largamente desenvolvido também na medicina veterinária.

Do mesmo modo que ocorre com os seres humanos, as doenças que afetam o sistema nervoso dos cães e gatos também exigem atendimento especializado e rápido, uma vez que exigem diagnósticos precisos e alternativas de tratamentos eficientes.

As doenças do sistema nervoso normalmente acometem o cérebro (encéfalo), medula espinhal e nervos.

Um mesmo sintoma pode ser comum a várias doenças distintas. Por isso é importante observar nos animais de estimação sinais tais como convulsões, torção de cabeça, movimentos atípicos dos olhos, caminhar em círculos, dificuldade para se locomover, incapacidade de se manter em pé nos membros torácicos (dianteiros), pélvicos(traseiros) ou ambos. Esses sintomas são típicos de doenças que acometem alguma região do sistema nervoso e exigem intervenção imediata.

Atualmente a Clínica e Hospital Veterinário Cão.Com de Florianópolis já conta com atendimento veterinário especializado nas áreas de Cardiologia, Oftalmologia, Acupultura, Ortopedia, e agora também em Neurologia, com atendimento 24 horas.

A longevidade dos pets está diretamente relacionada à prevenção e manutenção de sua saúde. Em caso de necessidade, a nossa Equipe estará à disposição.

 

mm

M.V. Eduardo Gianini Xavier

O Médico Veterinário Eduardo Gianini Xavier (CRMV SC 3980) é membro da ABNV – Associação Brasileira de Neurologia Veterinária.
Realiza atendimentos clínicos e cirurgias de pequenos animais diariamente na Cão.Com da Av. Madre Benvenuta, em Florianópolis.

Deixe um comentário