Ceia pet: o que os peludos podem comer

Com o cardápio certo, dá para incluir os pets nos banquetes de final de ano sem correr o risco deles passarem mal. É, eles não podem comer essas nossas comidas condimentadas típicas do cardápio dessa época. E o alerta é da veterinária Camila Coelho e Silva, sócia-proprietária da Clínica e Hospital 24h Cão.Com, em Florianópolis (SC). Ela conta que no período das festas de final de ano aumentam no hospital os atendimentos animais com problemas gastrointestinais segundo ela, causados, principalmente, pela ingestão de alimentos gordurosos, como as carnes, que provocam inflamação e fermentação. E os sintomas mais comuns são vômito, diarréia e apatia. Por isso, resistam, apesar de ser muito difícil, eu sei, aquela cara de pidão que nossos peludos nos fazem quando querem a nossa comida. É para o bem deles.

ceiapet

Mas não faltam opções para eles nos acompanharem nessa degustação. O mercado está cheio de guloseimas para pets: panetone para cães com flocos de carne que imitam as gotas de chocolate; ossinhos de chocolate, mas sem cacau e com substâncias adequadas ao consumo dos animais, snacks de peru e arroz integral, de lentilha. Carnes também pode, mas só as mais magras, com pouco sal e tempero. E a porção deve ser pequena, bem menor que a consumida por nós. Podem ainda frutas, exceto as com caroço e as cítricas. Mamão, banana, maçã, morango, melancia estão liberadas. Fora esses itens, nada é recomendado. E, de forma geral, evitar os muito gordurosos, com excesso de açúcar, temperos e sal.

ceiapet2

Mas, atenção. Camila, que é especialista em dermatologia, avisa que a mudança na alimentação também podem desencadear problemas de pele e piorar o quadro naqueles animais que já têm alergias. Então, é sempre recomendável consultar o veterinário antes de dar qualquer alimento diferente ao seu pet.

 

Fonte: http://blogs.odia.ig.com.br/eobicho/

PUBLICADO EM 17.12.2017 – 10:03

CAO.COM

A Cão.Com é uma Clínica e Hospital Veterinário para cães e gatos com uma Equipe multidisciplinar de mais de 30 Colaboradores. Contamos com uma estrutura completa para atendimento de emergências e procedimentos de alta complexidade, atendendo presencialmente 24 horas todos os dias do ano em nosso Hospital Veterinário no bairro Santa Mônica, em Florianópolis.
Conheça também as nossas Pet Shops e o serviço de Banho e Tosa em nossas duas unidades: na Av. Madre Benvenuta, no bairro Santa Mônica, e na Travessa Stodieck, no Centro de Florianópolis.

Deixe um comentário