Cão.Com no encontro técnico-científico sobre Leishmaniose

Hoje foi dia de atualização para os Veterinários Marieli Fiuza Krüger, Eduardo Gianini Xavier e Ricardo Fontão de Pauli, da Cão.Com, que participaram do encontro técnico científico promovido pela Virbac sobre o medicamento Milteforan.

Liberada no Brasil no final de 2016, o Milteforan é uma das drogas mais utilizadas na Europa para o tratamento da Leishmaniose em cães.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Leishmaniose:fique por dentro e previna-se

  • Leishmaniose: também conhecida como calazar, a contaminação em seres humanos e animais ocorre através da picada da fêmea do mosquito Lutzomyia longipalpis, mais conhecido como mosquito-palha ou birigui.
  • Sintomas no ser humano: febre prolongada, perda de peso, falta de apetite e aumento do fígado e baço. Se não tratada a tempo, a leishmaniose visceral tem alto índice de mortalidade em pacientes imunodeficientes portadores de doenças crônicas.
  • Sintomas no cão: lesões de pele, perda de peso, descamações, crescimento exagerado das unhas e dificuldade de locomoção. No estágio avançado, o mal atinge fígado, baço e rins, levando o animal ao óbito.
  • Prevenção da doença: fazer a retirada de qualquer tipo de material orgânico como folhas, fezes de animais, entulhos e lixo, onde o mosquito possa se reproduzir. A borrifação química é fundamental em áreas endêmicas.
  • Prevenção nos cães: uso de repelentes, coleira própria contra a leishmaniose, vacina específica, higienização do animal e do ambiente.
  • Vacina: a vacina Leishtec, aliada a outros métodos preventivos, reduz a chance de contaminação do animal e enfraquece o protozoário em cães já contaminados, diminuindo a chance de transmissão.
  • Tratamento: inclui sessões de quimioterapia, feita por meio de medicação venal aplicada através de soro, e medicação oral. Exige o comprometimento do proprietário em seguir as orientações veterinárias à risca, com realização de checape periódico e manutenção de alimentação específica com baixo teor de proteína.

CAO.COM

A Cão.Com é uma Clínica e Hospital Veterinário para cães e gatos com uma Equipe multidisciplinar de mais de 30 Colaboradores. Contamos com uma estrutura completa para atendimento de emergências e procedimentos de alta complexidade, atendendo presencialmente 24 horas todos os dias do ano em nosso Hospital Veterinário no bairro Santa Mônica, em Florianópolis.
Conheça também as nossas Pet Shops e o serviço de Banho e Tosa em nossas duas unidades: na Av. Madre Benvenuta, no bairro Santa Mônica, e na Travessa Stodieck, no Centro de Florianópolis.

Deixe um comentário