Clinica hospital veterinário florianopolis 24 horas cão.com
A volta da raiva em Santa Catarina

Depois de 10 anos, um novo caso de raiva canina foi confirmado no município de Jaborá, no Meio-Oeste de Santa Catarina.

A notícia fez muita gente ficar em dúvida sobre as providências que devem ser tomadas em relação aos animais de estimação.

Mesmo sendo controlada nos animais domésticos em várias partes do mundo, a raiva demanda atenção em razão dos animais silvestres. Na saúde pública gera grande despesa para seu controle e vigilância, mesmo nos locais onde é considerada erradicada ou sob controle, já que é uma doença fatal em todos os casos, que evoluem para a manifestação dos sintomas.

MAS AFINAL, O QUE É A RAIVA?

A raiva é uma doença viral transmitida através da saliva ou sangue de animais contaminados.

Ela atinge mamíferos como cães, gatos, bois, cavalos, macacos, morcegos e também o homem quando a saliva do animal infectado entra em contato com a pele ou mucosa por meio de mordida, arranhão ou lambedura do animal. O vírus ataca o sistema nervoso central, levando à morte após pouco tempo de evolução.

É uma doença letal tanto para os animais quanto para o homem. Em até 10 dias após a contaminação não existem mais tratamentos específicos eficazes para combatê-la. O único meio eficaz de combatê-la é por meio de vacinas.

EXISTE RAIVA EM SANTA CATARINA

Segundo a diretoria de Vigilância Epidemiológica do estado de Santa Catarina, somente em 2015 foram registrados 21 casos da forma rural ou silvestre da doença em vacas, cavalos, macacos e morcegos, confirmados por necropsia.

Em sua forma urbana, ocorreu em 2016 uma notificação em cão na cidade de Jaborá – SC, o que disparou os alertas para a adoção de medidas extremas de controle como vacinação em massa obrigatória e quarentena dos animais de toda a região.

Até então, os últimos casos haviam sido 2 cães e 1 gato em 2006 nos municípios de Xanxerê e Itajaí.

COMO RECONHECER A RAIVA

vírus da raiva se desenvolve no sistema nervoso. Em apenas 6 dias após a infecção, cães e gatos começam a tentar se esconder, parecem tímidos, desenvolvem tremores, salivação, agressividade, dificuldade para ficar em pé e se alimentar. Em até 10 dias, os animais vem à óbito.

Em animais domésticos (cão e gato) o período de transmissão tem início de 2 a 3 dias antes do surgimento dos sintomas clínicos, e perdura por toda a evolução da doença — com a morte ocorrendo entre 5 e 7 dias após a manifestação dos sintomas.

Nos humanos os sintomas incluem alterações de comportamento, perda da mobilidade, coma e morte rápida. A raiva não tem cura.

COMO PREVENIR A RAIVA NOS SEUS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO

A única forma de prevenir a raiva em seu pet é manter o calendário de vacinação de raiva atualizado. A vacina deve ser feita anualmente. Essa é a única forma de prevenção eficaz contra a contaminação dos animais de estimação contra a raiva.

O QUE FAZER SE VOCÊ OU SEU PET FOR ATACADO

Se você ou seu pet – cão ou gato – for atacado por outro pet com estes sintomas, tome imediatamente as seguintes providências:

  1. Deixe o ferimento sangrar um pouco
  2. Lave o ferimento com água e sabão amarelo
  3. Procure imediatamente o serviço de saúde ou veterinário e peça um teste de PCR diagnóstico
  4. Identifique o animal agressor e seu proprietário
  5. Observe se o animal permanece sadio por um período de 10 dias
  6. Caso o animal não tenha dono, desapareça, adoeça ou morra, procure imediatamente orientação através do CCZ – Centro de Controle de Zoonozes de seu estado.

Não adianta vacinar após o ataque, não ha tratamento específico, a questão é evitar a disseminação do vírus.

Manter a vacina de raiva atualizada anualmente é a única forma de prevenção eficaz.

 

CAO.COM

A Cão.Com é uma Clínica e Hospital Veterinário para cães e gatos com uma Equipe multidisciplinar de mais de 30 Colaboradores. Contamos com uma estrutura completa para atendimento de emergências e procedimentos de alta complexidade, atendendo presencialmente 24 horas todos os dias do ano em nosso Hospital Veterinário no bairro Santa Mônica, em Florianópolis.
Conheça também as nossas Pet Shops e o serviço de Banho e Tosa em nossas duas unidades: na Av. Madre Benvenuta, no bairro Santa Mônica, e na Travessa Stodieck, no Centro de Florianópolis.

Deixe um comentário