A saúde bucal dos pets

Você pode imaginar como os seus dentes estariam se você nunca os tivesse escovado? Bem ruinzinhos, não é mesmo? E quanto aos dentes do seu pet? Assim como nós, os pets necessitam de uma rotina de higiene bucal.

De acordo com a American Veterinary Dental Society (AVDS), a doença dental atinge 80% dos cães e 70% dos gatos acima de três anos de idade.

Não é incomum que os tutores não escovem os dentes dos pets diariamente. Aliás, essa é a situação mais comum de todas. Por vários motivos:

  1. Falta de costume
  2. Falta de rotina
  3. O cão/gato não permite
  4. O cão/gato não foi acostumado a esse procedimento deste filhote
  5. Falta de informação dos tutores

A falta de higiene oral não causa apenas mau hálito: ela pode levar a perda de dentes, abcessos dolorosos, dificuldades em se alimentar e outros problemas mais graves de saúde.

 

COMO SURGEM AS DOENÇAS DENTAIS NOS PETS

A combinação de comida, saliva e bactérias provoca a formação de placas. Se elas não forem removidas pela escovação diária, se mineralizam e se transformam em tártaro. A acumulação do tártaro provoca infecções bacterianas abaixo da linha da gengiva, que provocam retração e, em algum tempo, a destruição das estruturas ósseas que dão suporte aos dentes. Sem tratamento, os resultados são muita dor e perda de dentes. Bactérias presentes nas infecções dentais podem entrar na corrente sanguínea e se espalhar pelos órgãos tais como fígado, rins e coração.

 

O QUE FAZER SE O PET TEM ALGUMA DOENÇA DENTAL

Se o seu pet tem uma doença dental diagnosticada, é indispensável a realização de uma limpeza dental completa. Esse procedimento envolve uma avaliação da cavidade oral e a limpeza não apenas da superfície do dente, mas também da parte interior da gengiva que envolve os dentes, onde a maior parte das bactérias e do tártaro se localizam.

Após o procedimento de limpeza, os dentes recebem um polimento para suavizar sua superfície. Sem o polimento, qualquer irregularidade remanescente na superfície dos dentes pode permitir que as bactérias se realojem no local mais rapidamente, dando início a um novo ciclo de formação de tártaro.

O próximo passo é a aplicação de uma solução antibacteriana nas gengivas e dentes para remover qualquer detrito remanescente do procedimento.

Ao final, toda a cavidade bucal é examinada novamente. Eventualmente, um Raio X pode ser realizado para verificar a extensão de alguma condição mais séria identificada durante a limpeza do tártaro.

Ainda que a maioria das pessoas tolerem o procedimento de limpeza dental, os pets não conseguem fazer o mesmo. A única forma de realizar uma limpeza dental completa em cães e gatos é utilizando a anestesia geral.

 

O QUE FAZER ANTES DA LIMPEZA DE TÁRTARO

Como reduzir os riscos da aplicação de anestesia geral nos pets?

Exames pré-operatórios (exame de sangue e Raio X de tórax) são realizados para identificar possíveis condições no pet que inspirem cuidados específicos ou mesmo impeçam a realização do procedimento.

Ainda que a aplicação de anestesia não seja totalmente isenta de risco, o uso da anestesia inalatória, o uso de equipamentos de monitoramento e a qualificação da equipe aumentam de forma substancial a segurança do procedimento.

O Médico Veterinário irá avaliar a condição de cada pet, comparando o risco individual x os benefícios do procedimento, para orientá-lo de forma correta.

 

COMO MANTER OS DENTES DOS PETS LIMPOS

Uma vez que os dentes do seu pet estejam limpos, livres do tártaro, a rotina de limpeza dental deve ser mantida.

Os pets deveriam ter seus dentes escovados diariamente. Sabemos que nem sempre isso é possível.

De qualquer modo, a visita regular ao veterinário garante um diagnóstico precoce e é a melhor prevenção para todas as condições de doença em seu animal de estimação.

 

 

 

 

CAO.COM

A Cão.Com é uma Clínica e Hospital Veterinário para cães e gatos com uma Equipe multidisciplinar de mais de 30 Colaboradores. Contamos com uma estrutura completa para atendimento de emergências e procedimentos de alta complexidade, atendendo presencialmente 24 horas todos os dias do ano em nosso Hospital Veterinário no bairro Santa Mônica, em Florianópolis.
Conheça também as nossas Pet Shops e o serviço de Banho e Tosa em nossas duas unidades: na Av. Madre Benvenuta, no bairro Santa Mônica, e na Travessa Stodieck, no Centro de Florianópolis.

Deixe um comentário