clinica-veterinaria-florianopolis-24-horas-cao-com
A inteligência dos cães

O psicólogo Howaed Gardner, da Universidade de Harvard, considera a inteligência como uma coleção de habilidades mentais primárias, cada uma delas uma dimensão separada da inteligência múltipla. Seguindo o raciocínio de Gardner para o mundo canino, também é possível determinar diversas dimensões de inteligência canina. Para o psicólogo Stanley Coren, professor de psicologia da Universidade de British Columbia, treinador e especialista em comportamento canino, cães demonstram instintivamente múltiplas inteligências em diversas situações como:

  • Inteligência espacial: o cão compreende a organização do mundo que o cerca. Saber onde fica a sua guia, o pote de biscoitos e suas camas são demonstrações típicas.
  • Inteligência de coordenação motora: o cão é capaz de se mover e coordenar seus movimentos com destreza, como nos esportes onde o animal precisa saltar em altura e largura, equilibrar-se sobre uma gangorra ou participar de concursos de dança com coreografia e tudo.
  • Inteligência intrapessoal: o cão conhece a si mesmo, suas capacidade e limitações. Um cão que se recusa a pular uma cerca que seja muito alta demonstra conhecimento sobre suas capacidades.
  • Inteligência interpessoal: o cão se reconhece como criatura social. É evidenciada em cães que interagem com outros e assumem função de líder ou outras dentro da matilha, bem como cães que tentam se comunicar com seus donos.
  • Inteligência musical: o cão é capaz de reconhecer fatores musicais, como 460987-dogs-tiered-of-learningharmonia e tom. A vocalização de sensações, como uivados, seria uma forma de manifestação desse tipo de inteligência, que tem mais a ver com um membro da matilha dizendo “estou aqui” ou respondendo a um estímulo do que propriamente um “cão cantor”.
  • Inteligência lógica: cães são capazes de resolver problemas e aplicar estratégias racionais quando se deparam com novas situações. Quando se colocam dois pedaços de carne no chão, independente do tamanho delas, o cão abocanhará primeiro a que estiver mais perto – ele corre menos risco de perdê-la. Se ambas estiverem à mesma distância, ele pegará a maior.
  • Inteligência linguística: cães são capazes de se comunicar, uma vez que são animais sociais. Na natureza, é possível observar cães selvagens e lobos se organizarem para caçar, administrar posições sociais e divisão de tarefas, o que sugere um sistema de comunicação complexo. Além disso, cães são capazes de entender associadas ou não a comandos. Desde os tempos mais remotos, a ligação entre o homem e o cão se deu pelo fato dos cães exercerem funções para nós, desde ajuda física até apoio psicológico.
  • Alguns dos trabalhos dos cães são a guarda de propriedades e pessoas, caça, pastoreio, tração, busca de objetos, pessoas ou substâncias, salvamento, auxílio a deficientes e terapia com idosos, doentes e deficientes mentais. Alguns deles (como a caça e faro) refletem o instinto natural dos cães. Outras, como guiar deficientes visuais, requer um treinamento intenso.

Fonte: http://www.petshopauqmia.com.br/2010/05/caes-sao-inteligentes/

CAO.COM

A Cão.Com é uma Clínica e Hospital Veterinário para cães e gatos com uma Equipe multidisciplinar de mais de 30 Colaboradores. Contamos com uma estrutura completa para atendimento de emergências e procedimentos de alta complexidade, atendendo presencialmente 24 horas todos os dias do ano em nosso Hospital Veterinário no bairro Santa Mônica, em Florianópolis.
Conheça também as nossas Pet Shops e o serviço de Banho e Tosa em nossas duas unidades: na Av. Madre Benvenuta, no bairro Santa Mônica, e na Travessa Stodieck, no Centro de Florianópolis.

Deixe um comentário