A história de Tomy

Tomy é um Shitz Zu de 13 anos alegre, companheiro e muito bem humorado.

De um tempo para cá, sua tutora Eliane percebeu nele os sintomas de apatia, falta de apetite, perda de peso e dor no corpo.

Não é incomum que os tutores não associem esses sintomas iniciais a uma doença mais séria.

Trazido para uma consulta com o MV Eduardo Gianini Xavier na Cão.Com, os exames detectaram a Doença do Carrapato.

tomy_cao_com_veterinario_florianopolis-2

O agente transmissor da doença é o carrapato marrom (rhipicephalus sanguineus). Ele pode ser encontrado na grama, em locais públicos como praças e calçadas ou mesmo em hotéis e espaços reservados para pets.

Dentre outros sintomas da doença, Tomy começou a apresentar sangramento, o que levou à necrose de tecidos e à necessidade de castração.

A cicatrização da cirurgia costuma demorar de 6 a 10 dias.

Para garantir que tudo dê certo para o Tomy, Eliane optou por mantê-lo durante o período de recuperação sob os cuidados de nossa Equipe.

tomy_cao_com_veterinario_florianopolis-4

Tomy se adaptou rapidamente ao internamento. E está aproveitando tanto cuidado!

Primeiro, encontrou uma nova amiga em Aika, a mascote da Cão.Com. Os dois passam boa parte do tempo juntos e dividem os espaços durante os cochilos ao longo do dia.

tomy_cao_com_veterinario_florianopolis-5

No final do expediente, quando o movimento fica mais tranquilo, Tomy dá um rolê pela clínica e aproveita para “visitar” a equipe, sempre vestindo o colar elizabetano, mais conhecido como cone da vergonha.

tomy_cao_com_veterinario_florianopolis-3

E foi fazendo novos amigos e encantando a todos Tomy se recuperou e hoje recebeu a tão esperada alta, retornando para casa com a saúde renovada direto para os braços de Eliane.


COMO EVITAR OS CARRAPATOS

NO SEU PET

  • Examine com frequência as patas (entre os dedos) orelhas, pescoço e cabeça do cão, em especial nas estações de primavera e verão.
  • Desinfete com produtos adequados os espaços onde ele costuma ficar.
  • Faça uso de produtos de controle oral, que são muito palatáveis e com eficiência próxima de 100% (Simparic, Nexguard ou Bravecto).
  • Utilize coleiras repelentes (Kiltix ou Seresto).

NA SUA CASA

  • Corte a grama periodicamente nos locais onde o cão costuma brincar.
  • Escolha com cuidado os locais onde os cães fazem tosa e banho, hotéis e playgrounds pets. Cães infectados podem transmitir a doença.

O QUE NÃO FAZER

  • Não tente remover o carrapato sozinho. Parte do animal de agarra por baixo da pele do cão, que pode ficar infectado mesmo após a remoção do carrapato.
  • Identificado o carrapato procure auxilio veterinário imediatamente.
  • Fique atento aos sintomas.

 

CAO.COM

A Cão.Com é uma Clínica e Hospital Veterinário para cães e gatos com uma Equipe multidisciplinar de mais de 30 Colaboradores. Contamos com uma estrutura completa para atendimento de emergências e procedimentos de alta complexidade, atendendo presencialmente 24 horas todos os dias do ano em nosso Hospital Veterinário no bairro Santa Mônica, em Florianópolis.
Conheça também as nossas Pet Shops e o serviço de Banho e Tosa em nossas duas unidades: na Av. Madre Benvenuta, no bairro Santa Mônica, e na Travessa Stodieck, no Centro de Florianópolis.

Deixe um comentário